E-Docs
insert_link

E-Docs Chain

Tecnologia inovadora que garante a integridade dos documentos e aumenta a segurança dos atos administrativos.
O que é E-Docs Chain?

E-Docs Chain é uma tecnologia inovadora desenvolvida pelo PRODEST para garantir a integridade dos documentos capturados no E-Docs!

Inspirados pelo Blockchain, usamos um algoritmo que calcula um código único (hash) de cada documento capturado e registramos isso em uma cadeia de documentos especiais chamada Documentos-Elo, de forma tornar os atos administrativos ainda mais seguros!

Como funciona?

Ao capturar um documento no E-Docs, assinamos a versão final do documento com um certificado ICP-Brasil da própria aplicação, e registramos em nossas bases o hash do documento final.

Com uma frequência predeterminada, geramos um documento-elo, contendo um bloco de hashs dos documentos capturados até o momento. Este documento-elo é capturado no sistema, seguindo as mesmas regras dos documentos comuns. Ele possui nível de acesso público, sendo assim acessível a qualquer usuário logado.

Na próxima rodada, este documento-elo também tem seu hash incluído (e destacado) no documento-elo subsequente, criando uma cadeia de confiança que permite rastrear qualquer tentativa de fraude contra os documentos capturados em nosso sitema.

Por que E-Docs Chain?

A realização do consenso de transações num Blockchain tem sido motivo de críticas recentemente por elevar a demanda global por energia, gerando preocupações ambientais e busca por soluções alternativas que aliem segurança e integridade das transações ao consumo consciente de energia.

No E-Docs, todas as operações realizadas, desde o login no Acesso Cidadão até a inclusão de registros nas bases de dados são registradas em diversos logs de auditoria armazenados no Data Center do PRODEST.

Este cenário nos permite abrir mão de uma solução distribuída por um conceito adaptado, sem perder nossa preocupação com a sustentabilidade nem abrir mão da segurança.

Assim surgiu o E-Docs Chain!

Integridade dos documentos em qualquer lugar

Como todos os documentos PDF são assinados digitalmente pelo E-Docs, a integridade do documento é assegurada mesmo fora do sistema (por exemplo, download para seu computador, envio por e-mail, etc).

Você pode conferir a autenticidade de um documento PDF capturado no E-Docs a qualquer momento, ali em cima no botão 'Validar Arquivo'. Funciona assim: você nos informa o PDF, e a gente fala se ele consta na base do E-Docs e está íntegro.